Por que eu escolhi o D.i.u.??




Logo após o nascimento do Arthur tive uma boa conversa com minha Ginecologista sobre a escolha do novo método anti-concepcional pois não era muito responsável com a ingestão da pílula e sentia uma intolerância a deglutir o comprimido diariamente.


Juntas discutimos várias opções:
  1. Injeção mensal ou trimestral (Fora de cogitação tenho horror a injeção)
  2. Adesivo Contraceptivo ou Patch
  3. Anel Vaginal de contracepção
  4. D.I.U de cobre ou hormonal.
  5. Implante
O adesivo não me passou muita segurança, fiquei com medo de não utilizar da forma correta e que ele descolasse sem que eu percebesse.
O anel vaginal eu achei muito interessante porem o preço que girava em torno de 100,00 cada anel, ou seja muito alto para um gasto mensal.
O implante eu achei muito agressivo pois ficaria com uma cicatriz na inserção do mesmo no interior do braço.
O D.I.U foi o que mais me agradou, esse dispositivo intra uterino pois duas versões o D.I.U de cobre e o D.I.U com liberação hormonal.

E qual é a diferença entre os dois?

D.I.U de cobre: É um dispositivo em "T" colocado no útero, que dificulta a ascensão do espermatozoide para a trompa uterina.  Deve ser trocado a cada 5 anos, e como ponto negativo deste método pelas pesquisas que realizei são as cólicas menstruais devido a inflamação natural do endométrio devido a presença de um corpo estranho o útero.

D.I.U hormonal: Chamado de SIU (Sistema Intra Uterino) ou D.I.U Hormonal, é um dispositivo em "T" , cilindrimétrico, alem do impedimento da fecundação esse método oferece a liberação de hormônios durante os 5 anos de uso, que leva a redução do fluxo menstrual e em alguns casos a inexistência no mesmo. Não é garantido que que faça uso desse método não irá menstruar porem as chances são grande.

No meu caso tive uma adaptação muito boa, coloquei o dispositivo no centro cirúrgico de um hospital pois minha resistência a dor é muito baixa. Acompanhada por uma anestesista com uma leve sedação.
O dispositivo é colocado nos primeiros dias do fluxo menstrual pois nesse período temos uma maior abertura do colo uterino.

A recuperação foi super rápida, tive poucas cólicas no inicio e quando as tinha tomava um medicamento comum para cólicas. No meu caso o procedimento foi todo coberto pelo plano de saúde, porem na grande maioria das cidades o SUS faz a liberação do D.I.U de cobre para as mulheres que tem interesse.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre esse método, converse com seu ginecologista.



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...