Blogagem Coletiva : Quanto mais amor melhor...


Fui convidada pelo Clube das mamães de São Paulo para falar sobre um fenomeno que aconteceu comigo no momento em que aquelas duas listrinhas rosas apareceram...O amor que sinto pelo meu filho, que nasceu na concepção e foi crescendo durante a gestação e cada dia fica maior. Mais isso é meio obvio afinal falo sobre isso direto aqui no blog.
Mas algo incrivelmente absurdo nos chamou a atenção essa semana, no programa Encontro com Fátima Bernardes, duas "MÃES" deram depoimentos chocantes a respeito do que eu chamo de método militar para ensinar as crianças a dormirem sozinhas no berço. Eu sou totalmente contra, quando fui apresentada ao livro Nana Nenem que ensina esse tal método, fiquei horrorizada, eu sei que a privação do sono é cruel e degradante, GENTEEEE... eu realmente sei, sou enfermeira, durmo uma noite sim e outra não e Papai do céu foi tão bondoso com essa pobre enfermeira que dorme um dia sim e outro não que me deu um filhote que dorme a noite toda desde os tres meses.
Mesmo assim eu tentei fazer com que ele dormisse sozinho no berço, para facilitar a vida do papai que ia ficar com o bebe sozinho quando eu voltasse a trabalhar, mas eu fiz assim:
- Coloquei um puff do lado do berço, fiz todo o ritual do sono, banho, mama, historinha, cantei e berço, fiquei ali sentada, quando ele ameaçava chorar eu colocava a mão no berço e falava que estava ali e ele se acalmava, mas nada de dormir... na primeira noite fiquei 40 minutos até desistir e assim sucessivamente, todas as noites ele me vencia pelo cansaço e eu o levava para minha cama onde em 5 minutos ele dormia, era só sentir o meu cheirinho encostado no meu peito que ele dormia, ai eu o colocava no berço, ele só queria se sentir seguro para dormir, e eu é claro nunca poderia negar isso a ele.

Quando um recém nascido aprende em um berçario que é inútil gritar, está sofrendo sua primeira experiência de submissão e abandono. (Michel Odent)

Cada um escolhe como vai educar, cuidar do seu próprio filho, cama compartilhada, amamentação em livre demanda, slingar, acho que tudo isso varia das escolhas da mãe, mas algo não dá para discutir é que deixar o filho berrando sozinho no berço não é nada saudável. Com o perdão da palavra, para mim é coisa de mãe desnaturada...
http://globotv.globo.com/rede-globo/encontro-com-fatima-bernardes/t/videos/v/blogueiras-dao-dicas-contam-como-faziam-os-filhos-dormirem/2131318/

Artigo sobre os malefícios de deixar o bebê chorando no berço:http://www.maternidadeconsciente.com.br/artigos/nao-deixe-seu-bebe-chorando/

5 comentários:

  1. Texto maravilhoso!
    Cada um escolhe sim como educar, mas chorando não né? Não tá incluso na escolha, rs.

    Beijinho flor!

    ResponderExcluir
  2. Menina!!!!

    Vim por causa do sorteio e encontrei sua blogagem, eu também estou participando.

    Seu texto está lindo, cheio de amor e informação.

    Sou a favor do amor sempre!

    http://www.donamaricotafeliz.blogspot.com.br/2012/09/bc-quanto-mais-amor-melhor.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!! Olha concordo plenamente com vc!!! Estou terminando um post que vou publicar exatamente sobre isso!!! Sou totalmente contra deixar chorando até dormir!! Minha filha teve o tempo dela e dormiu sozinha quando fez 1 ano e 1 mês!!Ela quem quis! dorme até hoje no bercinho dela sozinha!! E eu só fico acho que uns 2 minutos ao lado dela para ela sentir minha presença e já dorme!!!!

    Adorei seu blog!! Vi quando vc me visitou e entrei para conhecer e te seguir, mas voltei com mais tempo para ler seus posts!
    Um abraço!
    http://minhamaricotamaricotinha.com

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    É verdade, cada criança é única e tem suas peculiaridades. O que dá certo com um, nem sempre vai dar com o outro.
    Acho que precisamos respeitar o ritmo de cada um.
    Beijos carinhosos pra você e pro seu lindo reizinho.
    Equipe Recanto.

    ResponderExcluir
  5. OI Camila, essa BC está demais Repleta de textos emocionantes e sinceros. Realmente é uma tranformação na nossa vida quando a gente vê aquelas 2 listrinhas.
    Eu não consigo deixar chorando, nunca consegui. Sou adepta de muito colo, carinho, atenção, ombro amigo e tudo o mais.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...