Volta às aulas: dicas de especialista para preparar a família





Janeiro está no fim e a volta às aulas pode ser um desafio: como retornar à sala de aula da forma mais tranquila e produtiva possível? Mesmo com a liberdade de horários e atividades do período de férias, voltar à rotina pode ser prazeroso seguindo algumas dicas.

Não só os alunos, mas os pais também criam expectativas no retorno às aulas e é preciso preparação, incentivo e motivação. A pediatra da Unimed-BH, Marisa Lages Ribeiro, explica que algumas ações em casa podem ajudar toda a família. “Adotar uma rotina de horários na semana anterior ao início das aulas é positivo, principalmente para as crianças que estudam pela manhã se acostumarem a dormir e acordar mais cedo. Sempre ver o lado bom da volta às salas, como matar a saudade dos colegas, aprender coisas diferentes e fazer novos amigos, também é fundamental. A escola precisa ser vista como um lugar agradável, de lazer e conhecimento”.

Além disso, envolver os estudantes na preparação do material escolar, merenda e uniforme também é importante, segundo a especialista. “O lanche deve ser saudável, com uma opção de fruta, água e, de preferência, um sanduiche natural. Assim, convidar as crianças a irem ao supermercado escolher o cardápio é um estímulo. Preparar a despensa com antecedência ajuda a não recorrer aos alimentos industrializados e a escola é o lugar de formar bons hábitos”, diz a médica.

Primeira matrícula

O primeiro dia de aula é marcante tanto para os pais quanto para as crianças e, para aqueles que estiverem estreando na vida escolar, a pediatra da Unimed-BH tranquiliza, comentando que a adaptação, geralmente, é um processo tranquilo. “A angústia da separação é comum, mas os pais precisam escolher uma escola na qual possam confiar. Conforme a rotina das turmas, as crianças se adaptam gradativamente, permanecendo poucas horas nos primeiros dias, e os pais não precisam passar ansiedade para os filhos”, esclarece.

Outras dicas:

- Converse com a criança sobre o retorno;
- Escolha roupas flexíveis, de preferência de malha, para que as crianças possam correr e brincar com conforto;
- Os calçados devem ser firmes e seguros nos pés, evite chinelos ou sandálias com saltinhos;
- Os pais têm um papel fundamental, oferecendo orientação para a rotina. Retome a programação de horários na semana anterior para facilitar a adaptação;
- Evite arcos e tiaras, pois a pressão pode gerar dor de cabeça no final do dia;
- Escolha uma alimentação leve e saudável para a merenda diariamente;
- Envolva os estudantes na preparação dos cadernos e estojos com antecedência, para que valorizem o momento da volta às aulas;
- Seja pontual, para que a criança possa se organizar com calma na chegada à escola;
- Não veja a volta às aulas como algo chato, reforce mensagens positivas. O incentivo contribui para manter os alunos motivados.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...